terça-feira, 9 de novembro de 2010

Lais Eiras: Belém e anos 80

Lais Eiras tem um caso de amor com Belém e o bicho preguiça. Foto do poster

Luisa é uma garota ligada em música e tecnologia. Um dia ela descobre na rede o site do Gênio da Lâmpada. Sim, ele mesmo! Aquele que realiza três desejos. Meio sem querer, Luisa foi parar numa incrível aventura pelos anos 80 conhecendo os ídolos dequela época. Essa idéia genial virou livro nas mãos da pequena e pobrinha menina Laís Eiras, uma amiga de longa data que conheci no Goiânia Noise de 2003. A mineirinha Laís nutre uma paixão tão grande por Belém que aproveitou a parceria com o pessoal da Só 80 e da banda Acorda Alice para vir a Belém lançar seu livro. O lançamento acontece amanhã a partir das 21h no bar Acorda Alice. Laís já chegou a Belém, mas eu só consegui fazer a entrevista por MSN. Confira os melhores momento e abaixo o serviço da festa.


Nicolau: Com que idade você está hoje? (Prometo que não publico essa primeira pergunta)

Laís: Rsrs... Não tem problema não.

Então ta. Quantos anos mesmo?

31

Você atuou como publicitária, mas já fez um monte de coisas em áreas conexas. Podes falar um pouco do teu currículo?

Ah, é meio louco na verdade. Me formei em design, depois fiz engenharia de software, trabalhei com usabilidade e depois voltei à comunicação.

"usabilidade"?

Sim, de softwares e sistemas

Mas eu te conheci num festival de rock em 2003 em Goiânia. E sei que você colaborou com várias publicações e sites.

Sim

O que surgiu primeira a paixão pelo rock ou pela literatura?

Pelo rock, meus pais são muito roqueiros, heheh. Daí acho que peguei um pouco disso em casa mesmo.

E a ideia de escrever livros?

Bom, é um desejo antigo mas demorei muito a "amadurecer" a ideia, pensar num tema que fosse interessante pra mim. Formatar mesmo a ideia do livro. O 80 Maníaca só foi feito porque aconteceram algumas coisas muito engraçadas na vida real e eu pensei "é, acho que essa história vai dar livro" hehehe

Na vida real?

Sim. Uma série de coincidências que me fizeram chegar perto dos meus ídolos dos anos 80.

Luisa, a protagonista do livro, é se alter ego? Ela se parece muito com você?

Ela é totalmente meu alter ego. Mas é muito mais atrapalhada, apesar de que eu possuo muito essa "característica", rsrsrs

Os depoimentos que abrem os capitulos do livro foram colhidos por você? Como foi esse processo?

Foram todos colhidos por mim. A maioria pela internet mesmo e na cara dura. A maioria das pessoas não me conhecia, fui bater na porta de cada um. Valeu a pena. Quando abro meu livro e vejo Evandro Mesquita na primeira página, sinto isso.

O onde está disponível?

Não tem edição on line. Está no clube dos autores, é vendido apenas lá, mas é impresso
http://www.clubedosautores.com.br .

Como tem sido a repercussão do livro? Que frutos você já colheu dele?

A repercussão tem sido ótima. Especialmente entre os apaixonados por anos 80 e entre adolescentes, o que foi surpresa pra mim. Frutos, de verdade, só o reconhecimento e novas amizades.

Você tem uma história de paixão por Belém, né? Como começou isso?

Começou no Se Rasgum de 2007. Bom, primeiro eu conheci você. Depois o Marcelo Damaso e o Gustavo, e eles sempre me convidavam pra vir. Um dia resolvi aceitar o convite. Eu só podia vir um dia, mas resolvi vir assim mesmo. E me encantei com as pessoas. Com a simpatia e hospitalidade dos paraenses, com o clima da cidade. E resolvi voltar uma vez por ano desde então. Belém é a primeira cidade que "abriga" o lançamento de 80 Maníaca, tirando BH. Não poderia ser melhor, porque realmente tenho um caso de amor com Belém.

Como foi o lance de vir a Belém o contanto com o pessoal da PAC e Só 80?

Bom, eu comecei a conversar com o DJ Ivan, mostrei meu livro pra ele e logo surgiu a ideia de fazermos um "barulho" do livro por aqui. Nada mais legal que aliar as duas paixões: Belém e anos 80.


-----------------------------------

SERVIÇO:

Festa 80's Maníaca
Local: Bar Acorda Alice
Lançamento do livro de Lais Eiras
Com show da Banda Acorda Alice
DJS Ivan Davis, carlos Jr., Thiago Moura, Aldo Alves e Pennaj
Endereço: Romualdo de Seixas, 374, entre Senador Lemos e Municipalidade
Entrada free até as 21h
Depois 10h
Universitários pagam meia a noite toda

Nenhum comentário: