quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Fábio Gomes: Norte ao Jornalismo Cultural


O jornalista gaúcho Fábio Gomes trocou Porto Alegre por Belém, para documentar a emergente cena paraense

Hoje a partir das 18h30 o jornalista Fabio Gomes realiza palestra sobre Jornalismo Cultural no Auditório da FAP (Rua Municipalidade, 839, Umarizal - Belém), a partir das 18h30, com entrada franca e aberto ao público em geral.

Na palestra, serão abordados temas como a história do Jornalismo Cultural no Brasil, as semelhanças e diferenças do modo como os fatos culturais são noticiados pela imprensa diária e por veículos especializados, além do conceito de Jornalismo Cultural 2.0, que está na base do trabalho de Fabio Gomes à frente do blog Som do Norte.

"Hoje, com o avanço da internet, a antiga separação entre artista, público e jornalista cultural se diluiu. O jornalista não é mais o único a opinar; diariamente, músicos e fãs criam novos blogs, e fazem comentários sobre shows e CDs nas redes sociais. Ao mesmo tempo em que novos veículos surgem já levando tudo isto em conta, há ainda boa parcela da imprensa que se comporta como se nada tivesse mudado", conta Fábio que trocou Porto Alegre por Belém há alguns meses, encantado com a efervescente cena musical do Norte.

Workshop

Seguem abertas as inscrições para o Workshop Jornalismo Cultural 2.0, que Fabio Gomes realiza amanhã, dia 5, no Espaço Aberto Ná Figueredo (Av. Gentil Bittencourt, 449, entre Benjamin Constant e Dr. Moraes, também em Belém). O evento é destinado a jornalistas, estudantes de Jornalismo, produtores culturais e artistas (das áreas de música, cinema, teatro, literatura, artes visuais, artes gráficas etc.), bem como outras pessoas que mantenham sites ou blogs direcionados à área cultural. O formulário de inscrição está disponível em www.jornalismocultural.com.br

O tema dos dois eventos é o mesmo, com abordagens diferentes em cada um, como explica Fabio: "A palestra é aberta ao público em geral, que queira saber mais sobre o Jornalismo Cultural e como a internet vem influenciado sua evolução; a plateia pode interagir através de perguntas. Já o Workshop permite aprofundar mais os temas; o público pode interagir tanto perguntando quanto compartilhando sua experiência com jornalismo cultural com todos os presentes."

O Workshop Jornalismo Cultural 2.0 já teve duas edições em Belém (no Conexão Vivo, em junho, e no próprio Espaço Ná Figueredo, em julho) e uma em Macapá (em julho, logo após o Festival Quebramar). No mesmo período, Fabio participou de dois debates sobre o tema: em Belém, também no Conexão Vivo, discutiu O Papel da Imprensa na Música Contemporânea com Lauro Lisboa Garcia (O Estado de São Paulo) e Beto Fares (Rádio Cultura-PA); e em Macapá, durante o Festival Quebramar, debateu Jornalismo Cultural e a cena independente brasileira, ao lado de Jenifer Nunes (Coletivo Palafita), Karen Pimenta (jornalista), Alex Antunes (jornalista e produtor) e Carlos Eduardo Miranda (produtor). O programa do Workshop está disponível em http://www.jornalismocultural.com.br/workshop.html


SERVIÇO

Palestra Jornalismo Cultural
Com o jornalista Fabio Gomes, editor do blog Som do Norte e dos sites Jornalismo Cultural e Brasileirinho
Local: Auditório da FAP (Rua Municipalidade, 839, Umarizal - Belém)
Data: 4 de novembro, quinta
Horário: 18h30
Acesso gratuito
Não há necessidade de inscrição

Workshop Jornalismo Cultural 2.0
Com o jornalista Fabio Gomes, editor do blog Som do Norte e dos sites Jornalismo Cultural e Brasileirinho
Local: Espaço Aberto Ná Figueredo (Av. Gentil Bittencourt, 449, entre Benjamin Constant e Dr. Moraes - Belém)
Data: 5 de novembro, sexta
Horário: das 15h às 18h30
Valor: R$ 80,00 (antecipado) e R$ 100,00 (no dia)
Inscrições: www.jornalismocultural.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse cara é uma farsa, veio lá de POA para tentar ser reconhecido por alguém. É incompetente no que tenta fazer e já é motivo de piada entre os jornalistas locais. Não caiam no golpe! Tem gente melhor preparada!