quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Se Rasgum e as bandas

Norman Bates em registro de Renato Reis no Se Rasgum de 2007, depois do show do Nashville Pussy

Alguns dos shows mais legais que realizei em Belém com o Norman Bates aconteceram nas duas primeiras edições do então Se Rasgum no Rock, nos anos de 2006 e 2007. Especialmente no ano em que tocamos no palco menor depois da banda Nashville Pussy, que eu não vi tocar mas que se tivesse visto talvez me amedrontasse. Certo era que a responsabilidade de tocar depois de uma banda de performance tão poderosa era muito grande. E acho que nos saimos muito bem.
Da mesma forma vi shows memoriais e bandas que ninguém mais traria a Belém a não ser o grupo então formado por Damaso, Marcel, Gustavo, Dudu e Renne, e todo mundo da produção. Disse isso ao vivo em uma entrevista na Radio Cultura FM quando Beto Fares, ele também um grande realizador da música paraense que sempre contou com o suporte da Funtelpa, transmitiu ao vivo o show da banda Sapatos Bicolores, trazida pelos caras do Se Rasgum.
Por essas e algumas outras, é preciso dizer que o Se Rasgum é hoje, juntamente com o Baiacool Jazz e o Arrastão do Pavulagem um dos maiores e melhores eventos musicais do calendário cultural de Belém. É uma grande oportunidade para bandas novas se apresentarem por lá. Portanto, aprendam a empreender, desenvolvam estratégias e se apliquem em utilizar os canais de promoção que vocês tem, ainda que tenham que se preocupar com outras ações também necessárias. Trabalho pouco é bobagem e preguiçoso não ganha a vida mesmo sendo talentoso.
Este post vai em homenagem a todos os realizadores, bandas e artistas que ajudaram a construir e promover este grande evento.
Transcrevo abaixo o post que gostaria de ter escrito mas que Angelo Cavalcante fez primeiro que eu no blog Veia Pop.



A Dançum Se Rasgum Produciones divulgou a lista com as 20 bandas que participarão das seletivas para o 5º Festival Se Rasgum.

As inscrições foram abertas no dia 27 de agosto e encerradas no dia 05 de setembro com mais de cem projetos, entre bandas e artistas solo, inscritos.

As seletivas acontecerão nos dias 24 e 25 de setembro, no Hotel Gold Mar. Em cada noite, 10 bandas terão 15 minutos para apresentar suas músicas. A ordem de apresentação ainda será definida em sorteio a ser realizado. O show de encerramento da primeira noite será do Circuito Floresta Sonora e o Mombojó será a banda de encerramento da noite seguinte.

O público já pode votar na banda de sua preferência em http://serasgum.com.br/

As classificadas são:

16 Bits http://16-bits.conexaovivo.com.br/
Arcadines http://arcadines.conexaovivo.com.br/
Bruno B.O http://bruno-b-o-aka-de-los-santos.conexaovivo.com.br/
Candirú Malino http://candirumalino.conexaovivo.com.br/
Cocota de Ortega http://www.youtube.com/user/jocacocota#p/a/u/2/kJYYvmIJ_T0
Destruidores de Tóquio http://www.myspace.com/destruidoresdetoquio
Dharma Burns http://dharma-burns.conexaovivo.com.br/
Felipe Cordeiro http://felipe-cordeiro.conexaovivo.com.br/
Igrejas Bar http://www.myspace.com/igrejasbar
La Orchestra Invisível http://www.myspace.com/laorchestrainvisivel
Malachai http://www.myspace.com/profetamalachai
Mobilha http://www.myspace.com/mobilha
Mostarda Na Lagarta http://palcomp3.com/mostardanalagarta/
Órion http://www.myspace.com/neworion
Projeto Secreto Macacos http://projeto-secreto-macacos.conexaovivo.com.br/
Paris Rock http://banda-paris-rock.conexaovivo.com.br/
RadioFone http://www.myspace.com/radiofone
Sambiose http://www.myspace.com/sambiose
Stereoscope http://www.myspace.com/stereoscopebelem
The Baudelaires http://www.myspace.com/baudelairesband

Posicionamento oficial da Dançum Se Rasgum sobre o episódio das seletivas. Texto retirado do informativo SE RASGUM NEWS # 11

Semana de correria, polêmica, novidades e coisas boas a caminho. Só esse mês ainda tem Ins’anos 90, Seletivas Se Rasgum com mais de 20 shows e, entre eles, o Mombojó chegando pela segunda vez em Belém e fazendo o lançamento do V Festival Se Rasgum.

Bem, vamos começar com um posicionamento oficial da Se Rasgum sobre o episódio das Seletivas 2010, que aborreceu muita gente que se sentiu injustiçada de sua banda não ter entrado. Tivemos problemas técnicos com algumas bandas que tentavam postar suas músicas no site, conforme pedia o edital.

Esse problema resultou em uma medida que, para a organização, foi a mais sensata possível, a de considerar outros links que as bandas inscritas postavam na ficha de inscrição, possibilitando que os jurados pudessem escutar todos os artistas inscritos. Claro que havia bandas que não colocaram nenhum link (nem You Tube, Myspace, Trama Virtual ou site próprio) e essa, por si só se anularam da pré-seleção. As outras, que conseguiram postar seus sites ou finalizar o perfil no Portal Conexão Vivo, foram todas ouvidas e analisadas pelos jurados, que deram notas de acordo com seus critérios de escolha, mas sempre relevando o estilo musical, e sim avaliando o potencial dos grupos em outros quesitos. E assim foram escolhidas as 20 bandas que participarão das seletivas.

No ano passado aconteceu a mesma coisa, só que as bandas que se inscreviam com seu perfil no Bel Rock e também mandavam links de seus outros espaços na internet. A função do jurado e das Seletivas é conhecer a banda, conhecer a música que está rolando em Belém.

O Festival Se Rasgum já abriu porta para muitas bandas pequenas que tiveram ótimas oportunidades nas quatro edições do evento. O festival se preocupa, entre outras coisas, em abastecer a cidade de informação e novidade no período em que acontece, além de fomentar a cena durante o ano inteiro colocando bandas iniciantes para tocar em suas festas, trazendo produtores, jornalistas, workshops e debates que interessam a todo mundo que um dia sonhou em viver de música. Nós também carregamos os mesmos sonhos e procuramos, a cada ano, aperfeiçoar nosso processo. E somos fãs de música pesada sim! Mas nem sempre podemos trazer a banda dos sonhos de cada um.

Papo político chato, né? É chato, mas é verdadeiro. Enfim, já escolheram seus candidatos? Tem horas que dá um certo medo de ver que temos mais quatro anos que serão comandados por gente que ainda temos muitas duvidas de sua índole e de sua administração. O jeito é confiar, escolher e esperar. Não tem jeito, sempre vamos pagar pra ver. Tomara que dessa vez a gente pague menos.

Mas a Se Rasgum promete que enquanto tiver quem acredite na gente, seremos muito gratos e parceiros do nosso público, buscando trazer as bandas que sonhamos ver por aqui e que não viria se não fossem uns produtores malucos que às vezes já contam com o prejuízo antes da banda desembarcar no aeroporto.

E esse editorial é dedicado a todos os coletivos e produtoras de Belém como This is Radio Trash, Meachuta, Pogobol, Quero Causar, Megafônica, Casarão Cultural, Coisa Pop e em especial ao Jayme Katarro, Elder Fernandes e Camilo Henrique. Essa galera faz a gente querer continuar e fazer o melhor.

Muita emoção hoje, né?

Nenhum comentário: