quinta-feira, 22 de abril de 2010

Um Bafafá em Belém

Presença do Rennegados na quinta edição do Bafafá Pro Música

No último domingo, dia 18 de abril, a Associação Comunitária Paraense de Rock (Pro Rock) realizou a quinta edição do Bafafá – um manifesto pela música autoral do Pará e do Brasil. A ação contou com vários colaboradores inclusive a banda brasiliense Soatá, que há muito tentávamos trazer a Belém pela sua história (leia entrevista com a banda alguns posts antes deste), pelo seu som e pela afinidade com a proposta engajada de um manifesto solidário pela música.
Poderia falar muitas coisas sobre o show da banda, mas seria suspeito. Prefiro reproduzir mesmo que parcialmente o espanto dos presentes com a performance da banda. O ex-Chefe da Casa Civil Cláudio Puty e a cantora Juliana Sinimbu estavam lá e ficaram impressionados. Juliana twittou que o show foi "incrível". Outros ficaram um pouco constrangidos por uma banda de Brasília usar o carimbó com uma mistura tão autêntica quanto esplendorosa. Os ônibus e carros paravam em fila na lateral da cuia acústica da Praça Waldemar Henrique com passageiros e motoristas espantados com a ocupação do logradouro público, que normalmente se via abandonado, e com a performance das bandas.


Ellen Oléria, do Soatá, com os percussionistas Veudo e Liéber

Retaliatory e Álibi de Orfeu não fizeram feio e também impressionaram. Turbo e Nego Bode agitaram a tarde, inclusive com a participação de ex-integrantes da banda Caustic, que deixou sua marca nos anos 90 no rock paraense. Também teve ainda o Rennegados e a participação da banda Martiryum de Macapá, pertencente ao coletivo Palafita, que estava de passagem pela cidade e que teve espaço para mostrar seu trabalho.


Participação do Caustic (de Marcelo Kawage e Andrey) no show do Turbo

O público não foi grande, mas foi incrível. É sempre gratificante porque ninguém está preocupado com a “bilheteria”. E você toca pro ex-chefe da Casa Civil e pros moradores de rua que tem a mesma oportunidade de acesso a uma produção cultural tão rica. Para não deixar passar, faço esse registro pois o único blog presente lá, além deste, era o blog do Azul, que quando entrar no ar deve disponibilizar algumas imagens.

Rui Paiva (Alíbi de Orfeu) deu show na bateria

Os produtores executivos do evento, Elielton Nicolau Amador, Gláfira Lobo e Augusto Hijo agradecem à Kamila Santos, pelo apoio, a Alexandre Baena e à Multi AB Produtora, Ná Figueredo, Márcia Carvalho que publicou a entrevista que fizemos com a banda Soatá. À banda Turbo pelo grande show e pelo presente da participação do Caustic, a Paulo Luamim Martins pelo projeto intelectual de usar a arte como instrumento de emancipação social. Obrigado à MTV Belém Wagner Nugoli pela bateria. Obrigado aos compreensivos guardas da PMB e a PM pelo apoio. Aos diretores da Pro Rock que me contratam como consultor e produtor, Jayme, John e o presidente Rui Paiva. Ao fotografo Mário Guerreiro, aos amigos Rand Frank, Gláfira Lobo, Augusto Hijo, Zé Lukas e Lucas Monteiro. Obrigado à Secretaria de Cultura do Pará, Ministério da Cultura, MM Produções, Mango Studio e Casarão Floresta Sonora. Obrigado às bandas Nego Bode, Turbo, Rennegados, Martiryum (AP), Retaliatory e aos amigos da banda Soatá. E a todos, enfim, que colaboraram com mais esta ação comunitária em rede, e que por ventura eu tenha esquecido agora.

Nenhum comentário: