terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Pela noite: (bits) achados e (bytes) perdidos

Os caras do 16-Bits tiveram mais sorte que eu. Tinha pouca gente no Grito mas pelo menos não tinha flanelinha ladrão

Pois é. Hoje é terça-feira e eu sobrevivi. Era pra cobrir no final de semana o Grito Rock, mas tinha tão pouca gente na sexta-feira lá no Afrikan Bar que não deu pra ficar. Tive tempo de me surpreender com o som da banda 16 Bits, de Novo Repartimento. Você sabe onde fica Novo Repartimento?! Ela é conhecida como a Princesinha da Transamazônica e fica a mais de 700 quilômetros de Belém. Demora mais de 12 horas de viagem de ônibus para chegar na capital. Eu já passei por lá algumas vezes a caminho de Pacajá ou de Brasil Novo. Não dá vontade de parar. Mas foi de lá que Homer Serejo, 20 anos, saiu fazendo uma mistura ultramoderna de indie, grunge e electro rock, segundo a definição dele mesmo. Entre as influências ele citou bandas como Metronomy, Crystals Castles e No Age. Filho de nordestinos que se mudaram para o Pará na esperança de uma vida melhor, hoje Serejo canta (além das músicas próprias) covers em inglês com pose de guitarrista indie britânico, e não decepciona nem nas melodias nem nas pronuncias.
A adversidade ajudou a moldar o som. "Não tem ninguém que faz um som como a gente lá. Não tinha baterista, então, a gente começou a usar as programações para ensaiar, meio que como um quebra galho. Como não arranjamos mesmo um batera o computador foi ajudando a definir o som da banda", explica.
No final, a internet e a Prefeitura ajudaram a banda a ganhar o mundo. Através da rede se inscreveram e foram selecionados para as seletivas do Se Rasgum, depois se inscreveram nas seletivas do Grito Rock e passaram. "Se não fosse a prefeitura pagar as nossas passagens a gente não tinha como chegar aqui. E a internet sempre foi mais ou menos mas dá pra gente se manter atualizado. A gente quer muito mais. Somos pequenos mas pensamos grande", avisou.
(Imagina com o Navegapará o que mais pode sair do interior do Pará!).
E e foi quase tudo, além do início do show do Nego Bode, que pude aproveitar do Grito Rock. Lily e Karina queriam diversão, e o Grito não oferecia muito disso aparentemente. Na missão de descobrir um lugar legal para fazer uma festa em março, elas e eu, mais o Sidão, seguimos para o Bar do Ìndio, onde a Black Soul Samba agitava os esqueletos. Diversão garantida e o jogo ganho por um terço do custo.
Mas o barato saiu caro. A malandragem do Beco do Leão arrombou meu carro e levou nada mais nada menos que meu notebook com arquivos e trabalho de anos acumulado. Mais uma vez vítima de uma violência. Quando a gente é vitima de uma violência a gente sente vontade de revidar. Mas me contive. O bacana que me robou circula pela Cidade Velha até hoje, que eu saiba.
Faz-me um grande favor. Se oferecerem um Sony Vaio prateado com adesivos (entre eles do Sonic Youth e da MM Produções) me liga, vais me safar e poupar um monte de problema. Vais salvar o primeiro capítulo do meu livro e poemas inéditos, por exemplo, além de registros da música paraense muito importantes. Manda um email: nicobates@gmail.com.
Pois é, eu também tenho esse lado gonzo. E foi assim que eu antecipei meu descanso e não voltei ao Grito Rock no dia seguinte. Mas, fiquem tranquilos, continuamos trabalhando. Agora com mais vontade.

_________________________________________________
Atenção: Por causa deste post a entrevista com Marcelo Kawage fica pra amanhã. Enquanto isso confira entrevista que Sidão fez no blog dele, o Rock Pará.

7 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Nicolau Amador disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Só comentário excluído, você deve ser legalzão.

http://renatosinev.blogspot.com disse...

Tomara que consigas recuperar o lap top. Abração.Renato Neves

Nicolau Amador disse...

Ao anonimo das 13:59:
Os comentários eram de uma ex-namorada que fez uma brincadeira sobre a probabilidade de existirem fotos intimas no meu notebook. eu a tranquilizei dizendo que apaguei as fotos tão logo nos separamos. como eu fizesse uma brincadeira, ela pediu para excluir os comentários e preservar sua identidade. como tive algumas namoradas, acho que a identidade dela esta preservada ate onde me pode ser possivel.
abs.

Homer Serejo disse...

Valeu Nicolau, gostei muito da sua definição para a 16-Bits!

Para quem quiser ouvir mais da 16-Bits entra aí no myspace: www.myspace.com/16bitsrock

Nicolau Amador disse...

Valeu, garoto! Boa sorte e sucesso pra banda.
Abs.