terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Pro Rock



Bafafá Pro Rock na Praça da República
Manifesto da música independente se despede de 2008 e se prepara para o Fórum Social Mundial 2009



As bandas Baby Loyds, Jolly Jocker, Dharma Burns, Jacaré Blues, Resistência Suburbana, Legítima Defesa e mais a Associação de Percussionistas do Pará / Amazônia fazem no próximo dia 28 de dezembro o encerramento da programação do manifesto da música independente “Bafafá Pro Rock”, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Governo do Estado, no anfi-teatro da Praça da República, a partir do meio-dia.
Os shows e as manifestações marcam a consolidação do Fórum Paraense de Música Independente (FPMI) e a criação do Fórum Amazônico de Música Independente (FAMI), que surgiu em 5 de dezembro, em Macapá, durante a primeira edição do festival Quebramar. “Desde a criação do FPMI e das mostras do Bafafá Pró Rock, em parceria com o festival Se Rasgum, estamos conseguindo conectar os produtores, bandas e agentes do Pará com os demais estados da Amazônia, e esse é o momento em que vamos celebrar isso”, explica Nicolau Amador, presidente da Associação Pro Rock, uma das entidades que compõe o Fórum Paraense e que ajudou articular o FAMI.
A idéia é ajudar a construir políticas públicas e ações em parceria com os governos estaduais e federal para fomentar a cadeia produtiva da música na Amazônia. “A gente tem diversidade e criatividade para fazer girar uma cena muito interessante na Amazônia. Com a proximidade do Fórum Social Mundial, onde vamos nos reunir com outro agentes da música independente brasileira, é o momento para podermos ampliar e executar essa idéia”, continua Nicolau.
Segundo o compositor Paulo Martins, articulador do Movimento Bafafá do Pará, esse é um momento de confraternização importante. “Nossa articulação, dentro do FPMI, tem sido espontânea, baseada no interesse comum que todas as entidades estão tendo de construir um projeto coletivo. Mesmo com as divergências pontuais, estamos encontrando um caminho, o que sempre foi muito difícil na história das organizações da classe artística no Pará”, disse ele.
A primeira mostra Bafafá Pro Rock, que segundo seus organizadores deve se tornar um festival de música independente em 2009, ocorreu no dia 13 de julho desse ano, quando se comemora o dia mundial do Rock, e consolidou-se numa parceria com o terceiro festival Se Rasgum, cujo último dia foi composto pela programação do movimento. Duas outras mostras foram executadas nos bairros da Terra-Firme (15 de novembro) e Guamá (6 de dezembro), dentro da programação Fórum na Praça, espaço de mobilização do FSM 2009.
Desde a sua primeira edição, o Bafafá Pro Rock teve apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Cultural (Secult) e Fundação Cultural Tancredo Neves, e ajudou a criar o Fórum Paraense de Música Independente, formado por artistas, produtores, associações, selos e movimentos musicais paraenses. O Bafafá Pro Rock é realizado pela Associação Pró Rock e Movimento Bafafá do Pará.


Serviço:
Mostra artística gratuita e manifesto da música independente Bafafá Pro Rock, dia 28, a partir do meio-dia, no Anfi-teatro da Praça da República. Informações: (91) 8222 1944 / 9614 1005.

Programação:

1. Baby Loyds
2. Jolly Jocker
3. Dharma Burns
4. Jacaré Blues
5. Resistência Suburbana
6. Legítima Defesa
9. Associação de Percussionistas do Pará / Amazônia

Nenhum comentário: